Arquitetura Residencial Contemporânea Capital Ville

diagramas com os esquemas de insolação e ventilação natural diagramas com os esquemas de insolação e ventilação natural

 

 

Residencial Contemporânea Cajamar

Concebida para ser um diferencial nos projetos residenciais em Cajamar, esta residência, localizada no Condomínio Capital Ville, foi construída em um terreno medindo 1.347 metros quadrados.

Para tornar este projeto ainda mais interessante, ele está inserido em uma das regiões de maior riqueza natural do estado de São Paulo, a Serra do Japi.

Tendo como bioma predominante a Mata Atlântica, o entorno nos revela uma enorme complexidade natural com abundância de espécies, formas e cores. Todo esse sistema ao mesmo tempo em que expõe equilíbrio e delicadeza, oferece contrastes que se completam, formatando a harmonia perfeita da natureza em redor e emprestando todo esse esplendor aos ambientes interiores da residência.

A proposta do projeto consiste em uma construção que se organiza no lote com pouca intervenção à topografia natural, já que o terreno apresenta inclinações entre 60 e 80 por cento, em metade da área total; e que, levando em consideração os descontos das áreas de recuo, 73 por cento do lote têm restrições ou dificuldades de implantação em função da acentuada inclinação do terreno.

A partir dessa proposta de trabalho de modificação mínima, para reduzir a movimentação de terra, uma das soluções pensadas, pela grande maioria das empresas do ramo, foi o posicionamento da edificação na pequena área de topografia regular do lote, de forma a também tirar proveito do muro de arrimo pré-existente.

Por tudo isso, a motivação conceitual quando se desenvolveu do projeto foi representar a estabilidade obtida pelos contrastes através da composição equilibrada de dois blocos com direções, cores e texturas divergentes, mas com formatos idênticos, como parte de uma construção de três pavimentos.

Desta maneira, ao oferecer um visual contrastante, este projeto se destaca por ser um dos grandes projetos residenciais em Cajamar que apresenta o que há de mais moderno na arquitetura contemporânea.

O trabalho para projetar cada pavimento foi cuidadosamente executado para que os clientes tenham a segurança de que esta casa será verdadeiramente um lar, por isso, conforto, estética e funcionalidade concorrem para tornar isso possível.

O primeiro pavimento é onde está localizada a entrada da casa, contando com:

  • garagem: com capacidade para quatro carros;
  • depósito e lavabo: organização, funcionalidade e conforto;
  • casa de máquinas: área de serviço de manutenção da piscina bem como controles elétricos e hidráulicos;
  • salão de festas: posicionado estrategicamente longe do pavimento dos quartos é diversão garantida.

Os dois blocos principais, do pavimento social e íntimo, se dispõem em diagonal, a fim de alcançar, com toda a qualidade, melhores condições de luminosidade e ventilação naturais, itens preciosos fornecidos totalmente grátis pela natureza.

O pavimento social, acima do pavimento da garagem, sempre pensado para grandes momentos, é composto por:

  • churrasqueira e cozinha: contíguos, primam pela funcionalidade;
  • banheiro para área gourmet: estrategicamente posicionado entre a churrasqueira e a área da piscina para maior comodidade;
  • depósito: ao lado da cozinha, podendo servir como despensa e organizador;

Este pavimento é ainda composto por um lavabo que atende às salas de jantar, de estar e de lareira.

No pavimento íntimo, posicionado acima dos demais, estão localizados:

  • suíte máster: ambiente amplo conta com banheiro igualmente espaçoso;
  • escritório: contíguo à suíte máster.

Atendendo a este pavimento há, também, uma varanda e um corredor comum, bem como duas suítes menores com banheiros próprios com igual conforto.

 

CLIQUE E VEJA A PUBLICAÇÃO DESTE PROJETO NO SITE AECCAFE