ARQUITETURA RESIDENCIAL EUCALIPTO JUNDIAÍ

fachada casa eucalipto em autoclave fachada casa eucalipto em autoclave
fachada casa rustica com estrutura em eucalipto fachada casa rustica com estrutura em eucalipto
vista da sala de casa de madeira em eucalipto autoclavado vista da sala de casa de madeira em eucalipto autoclavado
vista lateral casa de tijolinho e madeira vista lateral casa de tijolinho e madeira
vista piscina estrutura eucalipto autoclavado vista piscina estrutura eucalipto autoclavado
vista da area gourmet da casa em eucalipto vista da area gourmet da casa em eucalipto
vista da fachada dos fundos casa em eucalipto jundiai vista da fachada dos fundos casa em eucalipto jundiai

 

UMA CASA QUE MISTURA ESTRUTURA EM EUCALIPTO AUTOCLAVADO E CONCRETO MACIÇO

Localizada em um terreno de 1595 m² situado em uma área rural de Jundiaí, cercado por grandes áreas de mata nativa, a casa com estrutura em eucalipto autoclavado foi pensada para se integrar com a natureza do lugar, causando o mínimo de interferência.

O posicionamento e a implantação da casa se deram em função de dois objetivos: trazer mais claridade aos espaços internos e aproveitar ao máximo as vistas para o entorno. Desta forma, a suíte possui aberturas para frente e para os fundos do lote, para aproveitar respectivamente a melhor claridade e a melhor vista.

Estruturalmente, a construção de dois pavimentos tem o pavimento inferior todo em concreto maciço. Neste nível estão a garagem, os muros de arrimo e a base da piscina. No andar acima se desenvolvem atividades principais da casa.

Este pavimento principal é composto por:

  • Sala de estar e sala de jantar: estes ambientes integrados tem uma orientação que privilegia a vista para os fundos do terreno. Para evitar o sol da tarde foi projetado um brise de madeira que bloqueia o sol da tarde durante o ano todo sem obstruir a visão para o entorno.
  • Cozinha: somente com armários baixos, a cozinha de acabamento rústico foi posicionada para privilegiar a vista para frente da casa.
  • Demi suítes: dois dormitórios são servidos por um único banheiro, que também tem função de lavabo.
  • Suíte máster: com aberturas para frente e para o fundo do lote este ambiente aproveita a melhor insolação e a melhor vista do lugar.
  • Espaço gourmet: composto por um banheiro com chuveiro, uma sauna, e um deck descoberto, este ambiente constitui uma estrutura independente do restante da casa.

No pavimento principal a residência é composta por três blocos: o bloco com as atividades sociais (salas e cozinha) e o bloco de lazer (espaço gourmet) que são em estrutura de eucalipto autoclavado com fechamento em tijolos maciços, e o bloco dos quartos que é estruturado em  concreto maciço.

Estes três blocos são cobertos por um telhado metálico tipo sanduiche sem calhas, apoiado em uma estrutura de madeira. Este conjunto de aparência leve contrasta com as pesadas colunas de eucalipto.

Os acabamentos tanto da parte interna quanto da parte externa foram pensados em função da baixa manutenção e da durabilidade. Seguindo o estilo rústico da casa, os tijolos e o concreto maciço das paredes foram deixados aparentes. Na parede dos fundos a proposta foi criar um jardim vertical para mesclar a casa ao jardim.

Os pisos das áreas internas são: cimento queimado e piso de madeira maciça para as áreas dos quartos. Nas áreas externas, há um deck de madeira e pisos cerâmicos. As bancadas da cozinha e dos banheiros assim como a churrasqueira foram moldadas em concreto.

FALE COM A GENTE