A compra do lote é o primeiro passo para construir, e é também uma das mais importantes etapas para a concretização da casa desejada. Por este motivo separamos algumas dicas para acertar na escolha do terreno.

Os detalhes a observar são muitos, e para evitar erros na compra o ideal é contar com o serviço de um arquiteto.

A análise tem início com a verificação dos documentos. É necessário saber se o imóvel está regularizado junto à prefeitura e demais órgãos.

Um segundo ponto será observar as condições para projeto: insolação, ventilação, vistas, recuos, limites de altura, topografia. Condições desfavoráveis em relação à insolação, por exemplo, podem limitar as possibilidades de projeto.

Em relação a topografia o terreno pode ser plano, em aclive ou em declive. É possível alterar a topografia natural dos lotes através de serviços de terraplanagem, o que acarretará em custos maiores. Os lotes planos possuem a vantagem de permitir uma construção sem utilizar de terraplanagem e muros de arrimo, o que pode ser uma boa alternativa para economia. Nos aclives o terreno esta acima da rua, que favorece uma construção mais imponente, porém contam geralmente com escadas ou rampas para acessar a porta de entrada. Nos declives o lote está abaixo do nível da rua, esta configuração permite uma fachada frontal mais discreta e um bom aproveitamento da vista para os fundos.

É importante conhecer as características do solo, através da análise feita por uma empresa de sondagem.

Por fim, deve-se verificar toda a infraestrutura: abastecimento de água, existência de rede pública de esgoto, e fornecimento de energia elétrica.

Avalie também os seguintes documentos:

  • Certidão negativa de débito de Imposto, Predial e Territóal Urbano (IPTU);
  • Certidão Vinterária: contém histórico dos 20 anos com informações de vendas anteriores;
  • Certidão de ônus Reais do Registro de Imóveis
  • Cópia da Escritura Pública e Registro de Imóveis;
  • Certidão de Registro Geral de Imóveis (RGI).

Aproveite e leia também nosso artigo sobre como acertar na escolha do arquiteto!