A metragem quadrada ideal para a varanda gourmet – tanto faz se for pequena, média ou grande – é um conceito meio utópico. Digamos que, para se construir um espaço gourmet de qualidade, a metragem é indiferente já que o essencial é que o espaço seja bem projetado, de forma prática, agradável e bonita. Existem alguns pontos importantes na hora de se pensar nesses espaços, como, por exemplo, a integração de ambientes, entre o cozinhar e o comer, como também, a interação entre as pessoas. Separamos abaixo algumas dicas para projetos de varandas gourmet.

Uma varanda gourmet é um espaço novo nas casas e nos apartamentos que vem para suprir um novo modo de vida, em que a preparação da comida deixa de ser uma obrigação e passa a ser um prazer. Um verdadeiro momento de integração onde as pessoas têm descoberto o prazer em cozinhar.

Podemos falar que a funcionalidade de um bom projeto pode qualificar uma metragem pequena como uma agradável área gourmet, como cozinhas equipadas com modernos utensílios em geral ou ambientes amplos e arejados. Alguns valores de referência: uma pia de granito padrão possui dimensões em torno de 150x53x15cm. As churrasqueiras podem ser de concreto pré-moldado e o tamanho fica por conta do dono da casa. Pode variar desde 55 cm a 290 cm de largura até 50 cm a 100 cm de profundidade e em várias cores como cinza, vermelha e bege.

Se preferir colocar um forno caipira, os tamanhos padrões são de 0,85 m X 1,00 m com altura interna de 38 cm, altura externa de 44 cm, diâmetro de 85 cm, diâmetro externo de um metro e altura da boca de 26 cm. O peso é em média de 200 kg. Os fornos à lenha para pizza geralmente possuem três tamanhos, mas o mais conhecido é 0.80m x 0.90m e medidas internas e externas e de mais ou menos 0.92, 1.02 e 1.12 metros aproximadamente.

Uma boa varanda gourmet ainda precisa ter uma geladeira, cujo tamanho vai da preferência do usuário, pode ser também um frigobar, como também é aceitável uma chopeira – o tamanho normalmente não chega a um metro de altura por 80 centímetros de largura.

Para um conforto extra, é recomendável colocar uma bancada que serve tanto para servir a comida em grandes almoços quanto para os convidados apoiarem seus copos em um bate papo casual. Pode ser de madeira, de pedra ou de metal. A altura usual de uma banqueta alta é de 1,05 cm mais ou menos. Para o revestimento, os arquitetos indicam pastilhas, ladrilho hidráulico e pintura epóxi, sempre combinando com bom gosto, claro.