Os pequenos detalhes que compõem cada parte também têm a sua grande importância, sendo que nisso se incluem as torneiras. Muitos não param para pensar na melhor torneira para ser usada em cada lugar e a diferença que isso pode fazer. Agora, você vai entender mais sobre os torneiras para banheiros, para escolher o modelo mais correto de acordo com a situação.

Começamos pelas torneiras de bancada, que são mais simples e mais comuns. As torneiras de bancada normalmente têm a base apoiada na pia. São bastante utilizadas em residências, no banheiro e na cozinha, pois costumam ser mais práticas e combinam com esses ambientes. Existem torneiras de bancada bem simples, cuja única possibilidade é regular a intensidade da água abrindo ou fechando mais. Outros modelos são mais elaborados, como as torneiras elétricas, com a opção de água morna.

Torneira de bancada

Além da torneira de bancada, outro exemplo também simples e bastante comum é a torneira de parede, ou seja, fixada diretamente na parede. A única desvantagem que ela apresenta em relação à torneira de bancada é quanto à manutenção. Nesse caso, se houver algum problema, talvez seja necessário quebrar a parede, o que faz com que esse modelo possa ser considerado menos prático.

Exemplo de torneira de bancada

Torneira de parede

Os chamados modelos monocomandos são aqueles em que uma única alavanca é utilizada para regular a abertura de água quente e água fria, assim como a vazão da água, tudo controlado por um único comando. Por fim, a torneira monocomando gourmet vem sendo cada vez mais procurada, sendo a mais completa entre os modelos apresentados aqui. É uma torneira bonita e normalmente com a função de ducha de livre movimento, o que facilita as atividades, principalmente na cozinha.

As torneiras podem ter acionamento mecânico ou eletrônico. As mecânicas são aquelas que precisam ser acionadas mexendo na alavanca. Já as eletrônicas, normalmente começam a funcionar só com a aproximação das mãos. São os modelos usados em hotéis, shoppings ou empresas, por exemplo, bem menos comuns em casas, devido ao custo mais elevado.

Torneira de parede

Para conhecer mais, veja mais modelos de torneiras no site da ROCA  e no site da DECA.