Existem várias opções e orientações técnicas para aqueles que querem ter uma lareira na sala. Os projetos podem ser feitos por arquitetos ou adquiridos em publicações especializadas ou em lojas que vendem modelos de lareiras. Separamos algumas dicas para projetos de salas de lareira.

Metragem ideal para sala pequena, média e grande

A metragem quadrada ideal para a construção de lareiras em salas pequenas, médias e grandes pode variar, principalmente de acordo com o tamanho da lareira e com o modelo que será implantado. Isso significa que um profissional, como um arquiteto, deve ser chamado para organizar o projeto.

Tamanhos comerciais de lareiras

Existem lareiras de vários tipos e tamanhos. O mercado especializado oferece lareiras pequenas, médias e grandes, que devem ser adaptadas ao ambiente. A variedade de lareiras é impressionante e deve ser avaliada pelo cliente.

As lareiras podem ser a gás, salamandras, pré-fabricadas, convencionais, metálicas, fechadas, elétricas e a lenha. Já pensou na grande variedade de lareiras que está disponível para uma residência?

Os modelos vão dos mais rústicos aos mais sofisticados. Alguns usam alta tecnologia enquanto outras lembram pequenas cabanas. Cabe ao estilo da família ou do proprietário avaliar cada tipo de projeto e fazer o balanço da viabilidade técnica e financeira, pois tudo tem preços e condições determinadas.

As lareiras de canto são consideradas de fácil instalação e de preço mais acessível. Os modelos podem variar entre os muito simples até os mais requintados, e podem agradar bastante aqueles que estão interessados em ter o primeiro contato com uma lareira.

O preço das lareiras de canto costuma variar entre R$ 20 e R$ 3 mil. Portanto, os projetos com lareiras de canto podem ser alternativas bastante interessantes, mas estes modelos costumam ser indicados para ambientes que precisam ser adaptados para receber a estrutura.

Localização ideal da lareira na casa

Existem lareiras de canto, de centro e canos. Estas são as mais comuns. A localização ideal de uma lareira, tecnicamente, pode variar. No momento da escolha da localização, vale optar por um ambiente que tenha um aspecto aconchegante e que tenha um espaço físico adequado para receber visitantes e amigos.

Numa sala, a lareira deve ser o centro da decoração e do ambiente. O ideal é colocar a lareira em ambientes coletivos. Para os quartos, a dica é utilizar a lareira ecológica.

Os principais tipos de acabamentos para lareiras são: o mármore, as pedras, o granito, os porcelanatos e a cerâmica refratária.

Espaços para circulação necessária entre os móveis

Os espaços para circulação entre os móveis devem ser avaliados por um profissional técnico, como um arquiteto. É possível optar pela lareira elevada para comprometer menos espaço no ambiente. O mais importante é escolher os melhores tipos de dutos e colocar a lareira em um cômodo com boa circulação de ar.

Leia também as dicas que preparamos para projetos de varanda gourmet!