A sala de jantar é um dos ambientes coletivos mais importantes e aconchegantes de casas e apartamentos. Não importa se a sala é grande ou pequena, sempre há um projeto ideal para tornar o ambiente extremamente agradável e funcional. Confira algumas dicas para projetos de salas de jantar importantes:

Tamanhos comerciais de mesas quadradas e retangulares para sala de Jantar

O tamanho ideal de uma sala de jantar deve levar em consideração o tamanho dos móveis. Em primeiro lugar, determine o tamanho da mesa e o número de cadeiras de acordo com a sua necessidade. Os modelos mais comuns de mesas de jantar para sala de estar são quadrados e contam com 4, 6 ou 8 lugares.

As mesas quadradas têm dimensões de 1,00 x 1,00 metros para 4 lugares, 1,20 x 1,20 m para 6 lugares, e 1,40 m x 1,40 para 8 lugares. Confira os modelos e tamanhos antes de comprar a mesa ideal.

No formato retangular, é possível encontrar mesas com 4, 6, 8, 10 e 12 lugares. Estas mesas são indicadas para salas de estar maiores e com projetos mais complexos. Uma mesa de jantar retangular de 6 lugares, por exemplo, pode exigir um espaço mínimo de 1,60 x 0,90 metros. Enquanto uma mesa retangular de 8 lugares necessita de, pelo menos, 2,00 x 0,90 metros.

Converse com seu arquiteto ou decorador sobre as melhores opções. Lembre-se que a sala de estar deve ter um espaço adequado de circulação entre os móveis. Este espaço depende do tamanho da sua sala e deve ser determinado por um profissional.

Curiosidades sobre a decoração de salas de jantar

Atualmente, está na moda a integração de espaços, com projetos que unem a sala de estar, a sala de jantar e a sala de TV. Este tipo de projeto dá a sensação de ampliar os ambientes e ajuda a otimizar os espaços em casas e apartamentos compactos.

Na decoração dos ambientes, o ideal é utilizar cores claras nas paredes e espelhos para garantir um aspecto de amplitude e profundidade aos espaços. Os projetos inteligentes de decoração e ocupação dos espaços das salas de jantar também têm como base o uso de móveis escuros para contrastar com as cores claras das paredes.

Leia também as dicas para salas de lareiras que preparamos para você!