As salas de estar estão caindo no gosto dos brasileiros. São nelas que as pessoas estão recebendo visitas, familiares e criando um âmbito mais sociável de conversa, harmonia e mais felicidade. Considerada um dos ambientes mais importantes de uma residência, a sala de estar se caracteriza primordialmente por ser, de certa forma, a primeira impressão de um visitante. Por isto separamos algumas dicas para projetos de salas de estar.

A personalidade de uma residência e até mesmo do dono dela é personificada na sala de estar. Como ela está disposta, projetada, decorada etc. Todos estes fatores contribuem positiva ou negativamente no conceito de uma casa. Esse ambiente costuma contar com muito conforto, aparelhos eletrônicos que proporcionam o relaxamento e a calmaria e, em alguns dos casos, uma mesa de centro para abrigar alguma coisa, bebida ou algo do gênero – principalmente quando convidados se fazem presentes.

Há várias maneiras de projetar uma sala de estar. Abaixo, listamos alguns requisitos fundamentais para que ela se torne o xodó dos moradores e bem quista pelos visitantes.

Ideias

  • Tamanhos comerciais de poltronas: Equivalência é a palavra. O tamanho correto de sua poltrona depende do tamanho do móvel. Existem os modelos P, M e G. Combine-os.
  • Tamanhos comerciais de sofás: Assim como a poltrona, deve seguir um padrão. Além disso, recomenda-se o revestimento de couro ecológico para salas de estar.
  • Tamanhos comerciais de sofás em L: Deve ser obrigatoriamente grande, espaçoso. Logo, carece de um ambiente que também com espaço para circulação. Os braços dos sofás não podem se tocar. O ideal é uma abertura de 10 a 20 centímetros entre ambos.
  • Tamanhos comerciais de chaise: Recomendado para salas de estar que suportem uma boa televisão. O tamanho médio é o mais indicado – por não tomar tanto espaço.
  • Espaços para circulação necessária entre os móveis: A mesa de centro deve estar absolutamente bem disposta para facilitar a circulação. A distância entre a mesa de centro e o sofá deve ser de 50 a 60 centímetros.
  • Metragem quadrada ideal sala: É preciso considerar as medidas exatas dos móveis e do próprio espaço para manter um bom aparato para a circulação e torná-la agradável.

Carpetes

Os carpetes devem ser macios e resistentes. As cores vibrantes são as mais recomendadas e tornam o ambiente mais aconchegante.

Demais dicas

O revestimento da sala de estar deve seguir o padrão do resto da casa – decorada e à base de muito estilo. Lembre-se que a sala de estar é a porta de entrada dos visitantes. E a primeira impressão é a que fica!

Aproveite e leia também as dicas para decoração da sala de jantar!