Para fazer trabalhos que envolva pintura, é bom saber qual a diferença entre tinta acrílica e latex, além de conhecer outras opções de pintura, para ter certeza de fazer a melhor escolha.

Tinta látex PVA

Com um excelente custo-benefício, essa tinta é excelente para quem não tem experiência com pintura. Ela tem uma secagem rápida, cheiro não muito forte e é consideravelmente fácil de realizar o seu acabamento. Mas todos esses benefícios trazem um ônus: sua durabilidade é consideravelmente inferior à de outros tipos de tinta, sendo recomendada basicamente para ambientes internos.

Tinta látex acrílica

Essa é a tinta mais indicada para ambientes externos, pois sua durabilidade é muito maior. Seu custo é superior ao da tinta PVA, porém, sua resistência aos efeitos do tempo, a manchas e a descascamento justificam o investimento. Para aplicá-la é indicada certa experiência em pinturas.

Tinta esmalte

É um tipo de tinta que agride menos ao meio ambiente, também não faz cheiro e tem uma aplicação consideravelmente simples. Como ela dá um efeito brilhante na superfície aplicada e protege dos efeitos do tempo é indicada para superfícies de metal, madeira e vimes.

Tinta para piso

Durabilidade é a palavra chave para esse tipo de tinta. Apesar de não ter um rendimento tão bom, sua resistência chega a ser até 60% superior aos outros tipos de tinta. Para elas, o uso em paredes não é indicado devido seu preço. O ideal mesmo é utiliza-la como sinalização em locais de grande movimento, por exemplo.

Tinta fundo magnético

Esse tipo de tinta cria uma superfície imantada onde é aplicada. Por isso, é muito indicada para locais onde você pretende criar painéis e murais, dando um aspecto muito personalizado e moderno para o ambiente onde é aplicado. Como seu uso é em pequenos espaços, ela acaba rendendo bastante, existindo inclusive alguns modelos em spray deste tipo de tinta.

Acrílico metalizado

Esse tipo de tinta é perfeita para fazer pequenos acabamentos, dando um efeito único e moderno para os mais variados tipos de ambientes. A sua aplicação também requer certa técnica, mas a experiência lhe permite também fazer algumas personalizações que vão valer a pena no resultado final.

Textura elástica

Esse tipo de textura é na verdade aplicado depois da pintura, sendo recomendada para locais que precisam de proteção, como ambientes externos que sofrem muito o efeito de condições climáticas. Ela impermeabiliza os locais onde é aplicada, protegendo pequenas rachaduras e efeitos do tempo.

Tinta lousa

Uma das queridinhas de decoradores ultimamente é utilizada para permitir alta personalização em qualquer local. Você aplica a tinta, coloca alguns gizes e pronto, só esperar para permitir que amigos desenhem, escrevam frases e deem um toque especial para os locais.