Um projeto de dormitório de qualidade precisa atender a diversas necessidades. Muita gente pensa que montar um quarto trata-se de apenas instalar uma cama, armários e uma mesa de computador. No entanto, sobretudo deve-se pensar que esse é um cômodo especial da casa, do qual o dono do dormitório irá passar bastante tempo por lá e o lugar tem que oferecer, no mínimo, mobilidade e uma boa aparência. Acompanhe abaixo algumas as dicas para projetos de dormitórios que preparamos para que você monte um projeto ideal!

Cama

O principal móvel do cômodo, a cama deve ser escolhida pensando no tamanho do quarto, além do conforto que deve propor. Portanto, escolha a cama que oferece um espaço para transitar bem no dormitório, que ofereça um bom espaço entre os móveis, além de ter uma altura ideal. Os principais tamanho de cama são: solteiro (188cm de altura por 88cm de largura), solteiro king (205cm de altura por 100cm de largura), casal normal (188cm de altura por 138cm de largura), casal queen size (198cm de altura por 158cm de largura) e casal king size (193cm de altura por 203cm de largura).

Armários

Este deve ser aquele móvel que cumpre com a necessidade de guardar todas as roupas e pertences pessoais. Os armários, de acordo com os padrões, independente do tamanho do dormitório deve ter, pelo menos, 60 cm de profundidade, 160 cm de largura e 182 de altura.

Qual é o tamanho ideal para um quarto?

Como a menor cama, a de solteiro, mede 188 cm x 88 cm, e o padrão de espaço que se deve ter entre a cama é de 60 cm, nos padrões mínimos a largura de um dormitório deve ser de 2,60 m, com profundidade de 3,10m.

Circulação

O tamanho ideal de circulação ao redor da cama, segundo os padrões, é de 60 cm.

Funcionalidades

Outra curiosidade interessante é que, segundo especialistas, o tipo de revestimento ideal para o quarto são os pisos laminados, pois cada vez mais os modelos estão parecidos com os assoalhos de madeira e deixa o cômodo com aspecto aconchegante, além da excelente relação de custo/benefício.

Para mais dicas, veja o nosso blog. Aproveite e leia também: Decoração debaixo da escada