Ter uma cozinha bonita, planejada e funcional é o sonho de consumo de quase todos os brasileiros, mas é preciso ter uma série de cuidados na hora de planejar como o cômodo ficará, para depois não sofrer com problemas como falta de espaço, pouca circulação e acredite, até tomadas.

Por isso antes de colocar a mão na massa e começar a derrubar paredes em sua cozinha fique atento a algumas dicas para projetos de cozinhas que separamos.

Eletrodomésticos

Tamanho padrão dos eletrodomésticos

Antes de desenhar o seu projeto, busque os eletrodomésticos que você pretende colocar na cozinha, alguns tem um tamanho padrão, mas nem sempre eles são os mesmo para as diversas marcas presentes no mercado.

Para os fogões de 4 bocas a altura padrão é de 93 cm, largura de 50 cm e 65 cm de profundidade. Para os modelos de 5 bocas as medidas são de 95,9 cm de altura, 75,8 cm de largura e 69,7 cm de profundidade.

Já para quem também vai fazer a instalação de uma coifa é importante saber que elas devem ser escolhidas de acordo com o tamanho do seu fogão, os tamanhos variam de 60 cm e 70 cm (ideal para os eletrodomésticos de 4 bocas) e 70 cm, 80 cm  e 90 cm para os de 5 bocas. Para instalação da coifa é necessário deixar entre a parede lateral ou os armários uma zona de respiro de no mínimo de 50 mm.

A geladeira é um dos objetos que mais trazem dor de cabeça para os usuários, dependendo do modelo ela pode ter 1,76 cm de altura, 6,9 cm de largura e 69 de profundidade para os modelos comuns e 1,77 cm de altura, 81,5 cm de largura e 68,3 cm de profundidade para os modelos side by side.

Já os modelos de micro-ondas são de 31 cm de altura, 55,3 cm de largura e 46,7 cm de profundidade. Para a lava louças as medidas são de 62,2 cm de altura, 50,8 cm de largura e 59 cm de profundidade.

Use a trena para medir os espaços

Alturas e dimensões

Outro aspecto que deve ser respeitado na hora de planejar o projeto da sua cozinha são as dimensões e áreas de reserva. Para a pia o ideal é que a altura seja entre 85 e 93 cm do chão, a cuba comum deve ter largura de 34,5 cm e a pia dupla de no máximo 62 cm.  Se você optar por usar armários na parte superior da sua pia respeite uma distância da torneira e do móvel de 45 a 70 cm.

Para os armários inferiores respeite a distância entre o chão de 18 a 21 cm, já os superiores devem ser instalados em uma altura de 60 cm da bancada. Para a profundidade dos móveis opte na parte de baixo por fazê-los com até 40 cm e na parte de cima com até 65 cm.

Mas o mais importante na hora de fazer seu projeto é lembrar-se da área de circulação que você deve deixar, que deve ser de no mínimo 60 cm e no máximo de 120 cm.

Não esqueça também de distribuir em toda a cozinha tomadas de 110 e 220 volts, para isso coloque cada uma com uma cor para que no futuro você não se confunda.

Aproveite e leia também o artigo que preparamos com 3 estilos de cozinhas residenciais!