A construção de uma casa requer projetos muito bem feitos para garantir conforto, comodidade, qualidade, entre outras características essenciais para um lar. Depois de pronta, algumas outras medidas precisam ser muito bem analisadas, como as peças que compõem o banheiro. Veja abaixo algumas dicas para projetos de banheiros que preparamos:

Um banheiro com área suficiente para oferecer conforto aos moradores da casa precisa ter em média 1,5m x 2m, 3 m². Essas dimensões vão sofrer alterações de acordo com os recursos que vão ser instalados no banheiro.

É de acordo com esses recursos que se deve pensar na estrutura que será construída. O espaço necessário para o vaso sanitário, Box, pia, que tipo de chuveiro, itens que fazem toda a diferença na construção do lar.

Alguns arquitetos sugerem para o box um espaço de 1m x 1m, já o espaço entre o vaso sanitário e os outros itens deve respeitar um espaço de 70 cm em ambos os lados. A bancada tem suas dimensões alteradas conforme o tipo de louça escolhida, mas estima-se uma altura entre 80 cm e 92 cm.

A escolha do chuveiro é mais delicada devido à grande oferta de modelos, preços e funções. Eles devem ser escolhidos conforme a necessidade do comprador (temperaturas, vazão). O chuveiro gasta menos água, mas consome bastante energia. Já a ducha consome menos energia, mas gasta o triplo de água.

O ambiente precisa ser construído para possibilitar uma boa circulação de ar, evitando mofo e mau cheiro. Para isso, é necessário instalar basculantes em uma altura que vai depender das dimensões do banheiro. O ideal é pedir uma avaliação profissional.

O arquiteto deve avaliar também a melhor opção de impermeabilização antes de colocar os revestimentos. O revestimento mais comum é a cerâmica, principalmente a clara, que deixa o ambiente claro, fácil de limpar e higiênico. As pastilhas, que oferecem variedade de cores, também fazem sucesso entre as tendências. Já a escolha por mármores ou porcelanatos apresentam um toque de nobreza ao local.

E o bidê?

O bidê saiu de cena por volta de 1970, mas está voltando e com uma regra: apenas em banheiros particulares (que apenas uma pessoa ou no máximo o casal ocupe). O motivo é a higiene, o objeto também chamado de ducha higiênica faz com a água após lavar as regiões íntimas de uma pessoa volte à fonte. Consequentemente, o próximo a ocupar o bidê corre o risco de ser higienizado com restos da limpeza anterior. Nem um pouco higiênico.

Aproveite e leia também as dicas que preparamos para projetos de lavabos!