Nada melhor do que chegar em casa depois de um dia cheio, sentar no sofá e assistir algo que gostamos, não é mesmo? Porém, existem alguns fatores que devemos levar em conta na hora de projetar esse cantinho destinado ao lazer. Para que o momento de assistir aos seus filmes, séries e programas favoritos seja algo realmente agradável, algumas recomendações referentes à sua TV e à escolha do Home Theater devem ser levadas em conta.  Confira abaixo algumas dicas para projeto de home theater.

A distância perfeita para a sua TV

Descobrir a distância ideal da TV e do sofá pode auxiliar não só a uma melhor percepção da imagem como também pode favorecer sua saúde, sabia? Afinal de contas, se a sua TV for pequena e estiver a uma distância muito grande do sofá você precisará forçar a vista e, consequentemente, terá dores de cabeça. Já se o televisor for muito grande e estiver localizado a uma distância pequena do estofado, será impossível enxergar a tela por completo, fazendo com que seus olhos tenham que se movimentar freneticamente para poder visualizar toda a imagem.

Abaixo temos a relação entre distâncias mínimas e máximas da TV em relação ao sofá, calculadas pelo número de polegadas do aparelho:

  • 26″ – entre 1m e 2m
  • 32″ – entre 1,2m e 2,4m
  • 37″ – entre 1,4m e 2,8m
  • 40″ – entre 1,5m e 3m
  • 42″ – entre 1,6m e 3,2m
  • 46″ – entre 1,75m e 3,5m
  • 50″ – entre 1,90m e 3,8m
  • 52″ – entre 2m e 4m
  • 55″ – entre 2,1m e 4,2m
  • 60″ – entre 2,2m e 4,6m

Além disso, não podemos esquecer também de salientar que a distância mínima ideal para a circulação entre a TV e os sofás deve ser de 80 cm, para uma maior comodidade.

O som faz toda a diferença!

Ao escolher um Home Theater, devemos levar em conta algumas particularidades, afinal de contas o tamanho da sala deve ser proporcional à potência das caixas. Se você optar por um equipamento constituído por uma tela de projeção e um projetor exclusivo para Home Theater, será necessário um distanciamento mínimo de 4 metros em relação ao sofá. Um equipamento composto por 6 caixas acústicas promete um ótimo resultado, sendo 2 caixas frontais (lado esquerdo e lado direito), 1 caixa localizada no centro que irá emitir o som dos diálogos e 2 caixas traseiras para que seja criado o efeito surround, além do subwoofer, responsável pelos sons graves, geralmente colocado próximo alguma parede.

Alguns detalhes deixam a acústica do ambiente mais harmônica, como cortinas, carpetes ou tapetes. Evitar que superfícies rígidas como mármore e madeira se destaquem no ambiente é uma boa pedida, pois elas interferem na qualidade do som.

Para aproveitar ao máximo a potência do seu Home Theater, o ideal é que seja feito um isolamento acústico no ambiente. Tijolos maciços e blocos recheados com lã e areia proporcionam um ótimo resultado. Espumas adesivas ou feltros colocados no vão das portas e janelas são opções interessantes.