O closet, sobretudo, é um espaço de organização onde tanto as roupas, como os sapatos e acessórios devem ficar bem acomodados, para que possam ser localizados rapidamente, facilmente e agreguem facilitando o dia a dia de quem investe num espaço assim. Por isso, existe uma série de recomendações e especificações no que se refere ao espaço do closet, como quais são os tipos de gaveta, o tamanho ideal e mais uma série de dicas. Para saber tudo sobre essas informações e construir um espaço aconchegante para as roupas, acompanhe abaixo as dicas para projetos de closet que separamos para você!

Qual a metragem quadrada ideal para os closets pequeno, médio e grande?

Os guarda-roupas precisam sempre ter, no mínimo, 60 cm de profundidade. No closet, a regra permanece, a não ser que você queria inovar e, aí, então, é melhor planejar com o seu arquiteto. Tanto para os closets pequeno e médio, como para os grandes, a área de circulação deve ter, pelo menos, 70 cm de largura e as laterais precisam de um mínimo de 190 cm de distância uma das outras, o restante pode ser planejado de acordo com as necessidades específicas, já que tem que ser de acordo, também, com o tamanho do cômodo.

Divisões, gavetas, puxadores e outras funcionalidades.

Para os closets masculinos, investir em gaveteiros, divisões, prateleiras e cabideiros pode compor espaço ideal, pois essas funcionalidades permitem a organização de camisas, gravatas, calças, ternos e calçados. Já para os closets femininos, o ideal é colocar cabideiros mais longos, para acomodar os vestidos, com espaço para as bolsas, aproveitando a parte superior do espaço para acomodar peças, como edredom, travesseiros, cobertores. Para um closet de casal, um mix entre todas essas características.

Iluminação, espelhos e bancos.

Dependendo do tamanho do cômodo, vale a pena investir em acessórios como estes, pois eles permitem um closet totalmente funcional, onde a pessoa pode se arrumar, maquiar e contar com todo o auxílio necessário, além de deixar com uma aparência refinada e elegante, investindo em espelhos modernos e banquinhos funcionais e confortáveis. A iluminação deve ser planejada privilegiando um espaço claro e aconchegante.

Aproveite e veja as dicas que preparamos para projetos de varanda gourmet!