Na hora de planejar e decorar sua cozinha, é sempre bom ter em mente primeiro qual estilo você pretende adotar, para evitar excessos e itens que podem poluir o visual, gerando cansaço ao longo do tempo e, consequentemente, desperdício de dinheiro com novas decorações.

Existem diversos estilos de cozinhas que atendem diferentes gostos e necessidade. Separemos 3 exemplos que estão entre os mais utilizados. Confira abaixo:

Cozinhas rústicas

Cozinha planejada estilo rústico

As cozinhas rústicas são charmosas, aconchegantes, simples e modernas ao mesmo tempo, por isso nunca saem de moda. Geralmente são encontradas em chácaras, fazendas e sítios, pois remetem ao campo e às montanhas. Sua rusticidade se dá pelo uso de materiais como pedra, tijolinho à vista, ferro, madeira de demolição e até mesmo o cimento queimado, que são elementos comuns, enxutos e brutos, e não precisam de mão de obra especializada, pois quanto mais simples melhor!!

Cozinhas clássicas

Cozinha planejada ao estilo clássico

As cozinhas clássicas são luxuosas e elegantes, comumente são encontradas em espaços amplos e claros, com muita iluminação natural . A decoração é arrojada, os móveis são trabalhados, lembrando mobílias antigas. O gesso é rebaixado e a sanca é delicadamente trabalhada. A iluminação é composta por spots embutidos e pendentes que flutuam. Os materiais como madeira, pedra e cerâmica compõe o cenário, sendo o mármore é o elemento chave para este estilo de cozinha. Como vemos na imagem acima, esses espaços, também são ambientes de convivência, pois são confortáveis para receber pessoas.

Cozinhas modernas

Cozinha moderna e planejada

As cozinhas modernas são elegantes e sofisticadas por apresentar um design simples em sua decoração e armários planejados. Quem não gostaria de ter uma cozinha de ultima geração?Como vemos na imagem acima, há uma ousadia no uso de cores vivas que quebram a monotonia das linhas retas do mobiliário. Na maioria das vezes, são bem equipadas, funcionais, higiênicas e práticas para atender as necessidades do homem urbano em seu dia-a-dia. Este tipo de cozinha não precisa estar em espaços amplos, pelo contrário, atende muito bem espaços pequenos como cozinhas em apartamentos.

Aproveite e leia as dicas para projetos de cozinha que preparamos para você!