Na hora de começar a montar o seu banheiro, seja ele em uma casa ou em um apartamento novo ou então na reforma de uma residência antiga, a decisão sobre os tipos de cubas para banheiros realmente é muito importante, pois vai definir toda a estrutura de escoamento que será instalado no lavatório.

A cuba, também conhecida mais popularmente apenas como pia, é o local onde as pessoas farão parte da sua higiene dentro do banheiro, seja para lavar as mãos, lavar o rosto ou escovar os dentes. Mas o que a cuba realmente tem de diferente em relação às outras peças do banheiro é o fato dela ficar geralmente muito em evidencia.

Basicamente na hora de escolher uma cuba as pessoas devem pensar no tipo de material e também no tipo de encaixe e da Cuba. O primeiro item vai variar de acordo com a peça que será comprada, já o segundo pode alterar o seu projeto de banheiro. Por isso é uma decisão que deve ser tomada com certa urgência, antes das obras efetivamente começarem.

Materiais das cubas

Basicamente existem quatro tipos de materiais que podem ser utilizados para fazer uma Cuba: Aço inox, Pedra, Cerâmica e Vidro. O material em si acaba não interferindo muito na usabilidade da Cuba. O que muda é o preço e a forma de limpeza, sendo que o aço inox costuma ser o mais barato, mas também o que acaba encardindo com mais facilidade. O impacto visual também acaba fazendo a diferença neste aspecto.

Tipos de instalação de cubas

Cuba de embutir

A cuba de embutir é a mais comum, que acaba sendo instalada dentro da estrutura da pia como um todo. É a solução mais barata e simples que existe. Precisa ter um recorte exato da pia para que ela possa ser encaixada.

Cuba de encaixe

Já as cubas de encaixe costumam ser muito parecidas com as cubas de embutir, a diferença é que seu encaixe é feito por cima e ela fica com uma parte da sua estrutura visível, o que geralmente é um detalhe que deixa o banheiro em si mais bonito.

Cuba de sobrepor

Já as cubas de sobrepor são colocadas por cima da estrutura montada. Ela costuma ser mais cara e feita de cerâmica, mas exige apenas um buraco para o cano na estrutura, ao invés do recorte do tamanho inteiro da cuba.

Cuba esculpida

Já as cubas esculpidas costumam ser mais as caras, já que são esculpidas diretamente na pedra que será utilizada como estrutura para a pia.