A execução do serviço de cobertura de telhados conta com uma variada gama de tipos de telhas no mercado. Os produtos devem ser escolhidos levando em consideração alguns aspectos físicos, o custo benefício, a durabilidade, a necessidade de manutenção e o isolamento térmico. Confira as principais diferenças entre os tipos de telhas mais procurados pelos consumidores brasileiros:

Telhas de Alumínio

As telhas de alumínio são muito utilizadas em edificações comerciais, como galpões de empresas e armazéns. O material tem longa durabilidade, mas é importante que tenha passado por um processo de galvanização para se tornar mais resistente à corrosão atmosférica. Algumas telhas metálicas contam com tecnologia que proporciona mais refletividade de calor, deixando o ambiente com uma temperatura agradável. A telha de alumínio oferece um bom custo benefício, tendo um consumo de 1,51 telhas por metro quadrado.

Telha de alumínio

Telhas de Fibrocimento

Esta telha tem um custo mais barato, mas pode não apresentar tanta resistência e durabilidade. O conforto térmico também não é 100%. A grande vantagem desse material é que ele, além de ter um custo inferior, pode ser utilizado em coberturas com pouca inclinação. Essas telhas são muito empregadas em galpões. O consumo de telhas de fibrocimento por metro quadrado depende do tamanho de cada peça.

Telha de fibrocimento

Telhas de Concreto

A telha de concreto tem longa durabilidade, bom conforto térmico e é mais econômica, pois exige pouco madeiramento em sua estrutura. Os telhados com esse material precisam de manutenção anual, pois podem sofrer com a umidade. Para proteger o concreto é recomendado aplicar um produto de impermeabilização. O uso das telhas de concreto fica em torno de 10,5 telhas por metro quadrado.

Telha de concreto

Telhas de Vidro

As telhas de vidro garantem claridade e bom conforto térmico. Elas podem ser um pouco mais caras, mas oferecem um acabamento bonito e qualificado. O ideal é usar as telhas de vidro conjugadas com telhas de cerâmica. O consumo de telhas por metro quadrado depende do formato do produto. De uma forma geral, a telha de vidro no formato colonial gasta 26 telhas por metro quadrado. Já as telhas de vidro portuguesa, romana e francesa gastam 16 telhas/m².

Telha de vidro

Telhas de Policarbonato

A telha de policarbonato é muito resistente. O material conta com tratamento contra os raios UV e tem um bom nível de transparência. O consumo fica em torno de 16 telhas/m².

Telha de policarbonato

Leia também: Construção em Wood Frame