As esquadrias representam um alto custo em relação ao total da obra. Desta maneira, um bom projeto de arquitetura deve orientar quanto aos tipos de esquadrias a serem utilizados em seu projeto residencial. Listamos os tipos de esquadrias mais utilizadas no setor:

Alumínio

Líder de mercado no segmento. Indicada para zonas urbanas, rurais ou litorâneas. Sua instalação requer a colocação de um contramarco, contorno a ser instalado no vão onde será colocada a esquadria. Oferece uma grande variedade de cores em seu acabamento. É de fácil e simples manutenção.

Aço

A palavra aço nos remete a força e resistência. A esquadria de aço é um elemento forte e marcante no ambiente. Se bem utilizada, valoriza a residência e permite a aplicação de cores e escovação.

Indicada para zonas urbanas e rurais. Exige manutenção periódica.

Porta de correr, feita em ferro

PVC

A menina dos olhos no segmento de esquadrias, pois oferece um material leve, seguro, com ótimo isolamento térmico e acústico além de e não favorecer o aparecimento de manchas, ferrugem e absorção de poeira.

Sua desvantagem fica pela gama de cores que ainda não oferece muita variação de tons. De fácil instalação e manutenção é indicada para zonas urbanas, rurais e litorâneas.

Esquadria com estrutura em PVC branco

Madeira

A esquadria de madeira garante o charme e a elegância tornando o ambiente aconchegante. Pode ser utilizada em zonas urbanas, rurais e litorâneas.

Esse tipo de esquadria é um ótimo isolante térmico, mas requer alguns cuidados de qual material utilizar de acordo com o ambiente.

Permite ótimas opções do estilo moderno ao rústico e requer uma fabricação e manutenção especializada.

Porta com estrutura em madeira

Para especificar a melhor esquadria para sua residência, o arquiteto deve levar em consideração fatores como estilo da casa pretendida pelo proprietário, o clima, espaço do ambiente, grau de poluição sonora, intensidade dos ventos, disponibilidade de recursos financeiros, entre outros fatores.