Muitos proprietários apostam no isolamento termo-acústico residencial como uma forma de promover uma espécie de blindagem do ambiente, tanto em relação aos sons externos, quanto à temperatura. Acredita-se que, assim, o local possa ficar mais agradável. Isolar significa, basicamente, impedir a dissipação de algo, seja de ondas sonoras ou ondas de calor.

Existem alguns materiais e procedimentos voltados justamente ao isolamento termo acústico residencial, que diferem um pouco dos métodos usados em indústrias e grandes empresas, por exemplo, já que nesses casos exige-se uma estrutura mais complexa para que possa funcionar. O isolamento pode ser feito tanto pelo telhado, quanto pela parede, o que depende de cada situação e da intenção do proprietário.

Um dos tipos mais comuns de isolamento termo acústico para residências é a colocação de placas de EPS no telhado na forma de “sanduíche”, ou seja, uma camada de telhas, uma de placas, outra de telhas e assim sucessivamente. A maioria das empresas corta as placas de EPS sob medida para cada cliente, o que faz com que esse se torne um método de isolamento ainda mais prático.

Outro dispositivo para isolamento termo acústico é a lã mineral, que tem o diferencial de ser resistente ao fogo. Essa lã, que também é conhecida como drywall, é utilizada normalmente nos forros para cumprir sua função. No entanto, a lã mineral também pode ser utilizada nas paredes para isolar cômodos específicos, ou em portas de madeira de alta densidade.

Os vidros são excelentes alternativas de isolamento, principalmente quando o que mais incomoda é o barulho. Nesse caso, é interessante fazer uma espécie de parece com duas ou três camadas de vidro que, além de isolarem, não vão prejudicar a estética do ambiente. Ainda é possível optar pelas mantas de isolamento acústico, geralmente formadas por espuma e polietileno, que já vêm do fabricante prontas para serem isoladas.

Por fim, o gesso acartonado ainda é outra maneira de isolar térmica e acusticamente os ambientes. É menos comum do que os métodos citados anteriormente, no entanto, igualmente eficiente para cumprir a função de manter o local longe de ruídos e da dissipação de calor.

Veja também: Construção em Steel Frame