O sistema Stell Frame é uma forma de construção de casa sustentável, pois utiliza um tipo de aço chamado galvanizado como principal estrutura. Esse elemento não é pesado.

A estrutura desse tipo de construção é bem resistente, dispensando até mesmo o uso do tijolo e do cimento, pois são utilizadas placas estruturais que formam painéis que são capazes de resistirem a telhados, pavimentos e ventos.

Uma das vantagens dessa construção é que ela é flexível, permitindo a utilização de inúmeros materiais. E o baixo custo também, quando comparado com as construções tradicionais. E é um sistema bastante seguro, ou seja, a sua casa estará segura de ventos e acidentes. Possui excelente resistência a incêndios, pois o revestimento é feito de placas de gesso acartonado, um material que possui muita resistência ao fogo.

Além de tudo isso, a construção em Stelll Frame é bastante durável, econômica, pois é customizável e permite o controle de gastos desde o início do projeto.

Aqui no Brasil já existem algumas construções nesse sentido. Em um condomínio em Campinas, chamado Saint Helene, as construções adotaram esse sistema e houve a participação de uma construtora especializada, a 360 Graus Construtora.

As construções em Stell Frame começaram a ser pensadas após a 2ª Guerra Mundial, mas só conseguiram se concretizar na década de 60. Pois a indústria conseguiu deter a tecnologia necessária para produzir os padrões de medidas para a construção civil.

Não existem restrições para o tipo de projeto, é possível adaptar todo tipo de arquitetura para o Stell Frame. Os revestimentos podem ser aplicados sobre as placas de gesso. Os revestimentos sugeridos para esse tipo de projeto são a cerâmica e pintura e textura que já são utilizadas em construções tradicionais.

Em relação ao isolamento termo acústico, antigamente havia um grande problema para o Sistema Stell Frame pois os materiais para isolamento eram pesados e ocupavam muito espaço. Hoje, com os avanços tecnológicos, essa ideia tem mudado e consegue-se mensurar corretamente qual é o isolamento necessário. Existem diversos tipos de isolamento para esse tipo de construção: Barreira de vento e água, barreira de vapor, seladores, isolantes térmicos, entre outros.

Dessa forma, o tipo de construção em Stell Frame pode ser adotado quando se tem uma proposta de construção que exige rapidez na execução e também é uma excelente opção em diferencial técnico e de negócios.

Para entender mais, assista ao vídeo sobre Stell Frame no site da Globo TV.

Aproveite e leia nosso artigo sobre construção em Wood Frame!